Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 6 de março de 2015

Desapegando das memórias de infância

Uma das minhas prioridades neste corrida ao minimalismo, foi destralhar todos os brinquedos de infância.... (a minha sorte é que não eram muitos....)
- Ora bolas... já sou adulta! Para que preciso eu daquilo???
- Ah... um dia podes ter filhos e fica para eles....
- Vai esperando... quando eu tiver filhos hão-de ter coisas novas, e se algo que destralhei fizer falta, há-de haver por aí duplicado algures para adquirir de novo... Neste momento não tenho filhos, não sou criança, não preciso daquilo, e ponto final!
- Ah... mas é uma recordação..
- e eu só tenho recordações se tiver a posse das coisas? ou é a minha mente que recorda?

Faltam pouquíssimas coisas para destralhar dessa época, e faltam porque numa das minhas incursões recentes ao sótão da casa dos meus pais as fui descobrir no baú (baú é forma de dizer, estavam num armário, que ninguém abre faz séculos)....
Sendo assim, já só me falta destralhar uns tabuleiros de jogos de peões, e outro de damas e outro de trilha. Nada de especial, podia deitar aquilo directo na reciclagem de cartão, mas só de pensar que alguém pode ter mais apego ou saudosismo daqueles jogos antigos do que eu... já não sou capaz!
Mas mesmo assim, já destralhei imensa coisa! Cada uma com a sua história...

Desapego: Dóminó Colorido + Caixa Personalizada
O único jogo, que para já sou incapaz de destralhar por motivos emocionais, é o jogo do Dominó. Além de ser um jogo intemporal, o meu dominó tem uma cor para cada conjunto de pintas, e fez parte da minha infância pelas muitas e infindáveis horas que joguei com o meu avô (ele ganhava sempre, e nunca me disse como se fazia para ganhar - tive que descobrir sozinha que havia 7 peças de cada....- tinha 5 anos). Não destralho, porque é um jogo intemporal, e nunca vi mais nenhum dominó às cores bonito como este. Acabei de confessar o meu pecado... Mas apego por um objecto é uma coisa, por todos, é outra.... e tudo tem o seu preço - até o apego
Este dominó, até ganhou uma caixa personalizada feita por mim, à medida para ele... ficou gira!!!

Desapego: livre-se de tudo o que já não usa - as memórias estão na mente, não nas coisas.
Destralhado: livros infantis, legos, bonecos (provavelmente doados), jogos
Destralhei a casa dos meus pais: porque todos esses objectos tinham moradia pelos sótãos e armários da casa....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Recommendations by Engageya