Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Como tirar boas fotos para vender online

Se é uma pessoa como eu, que não concebe a ideia de destralhar sem reutilizar, sem deitar no lixo, mas simultaneamente sem deixar de ficar com os objectos, e ainda quer ganhar alguma coisa com o destralhe, sabe que vai ter muito trabalho à sua frente.... Ah... mas nada se faz sem trabalho, certo?
E um dos trabalhos, é tirar fotos aos seus objectos. Esta é uma publicação que há muito queria fazer, e aproveito hoje, que estou numa de fotos para explicar o meu processo. Acrescento que estas são dicas para amadores como eu, que apesar de tudo, gostam de fazer as coisas o melhor possível.

Mas faço aqui um parêntesis, para dizer que me chateia solenemente, ver tanta foto no olx, no troca-se, e outros sites de venda com as seguintes características:
  • Desfocadas - argh! às vezes nem se percebe o que é
  • Tremidas - na prática, é o mesmo que desfocadas
  • Muito pequenas, com baixa resolução - ou seja... muito espaço vazio, e o objecto bem lá no fuuuuunnnnndo, ou o tamanho da foto é tão pequeno, que só se vê bem no smartphone....
  • Sem alusão aos detalhes - aborrece-me particularmente nas fotos de roupa, onde quase nunca há uma foto em macro, para poder se perceber que tipo de tecido é, e acrescento que ninguém se preoucupa em sequer fazer alusão ao tipo de tecido 
  • Escuras - sabe há quanto tempo foi criada a energia elétrica??? Sabe que as máquinas fotográficas têm flash?
  • Tiradas com telemóveis mixurucas - sim... a desculpa é que só têm o telemóvel para tirar fotos... então, se só têm isso, não tire fotos!!!!
  • Fotos roubadas de outros sites - pode fazê-lo, mas isso vai minar a credibilidade do seu anuncio
A isto tudo eu chamo desleixe... além disso, quem tira fotos destas, não está preocupado com o tempo que se perde a olhar e a tentar perceber o conteúdo destas fotos, mas sim com o seu próprio tempo... 

Ok... depois deste desabafo, que serve para ilustrar o que NÃO se deve fazer, aqui vão os meus truques e dicas para fotos boas, eficientes, que fazem qualquer comprador salivar pelo seu produto... Ok... exagerei... que no mínimo fazem o interlocutor prestar atenção, e querer ver e saber mais detalhes sobre o que está a vender.

Ponto 1 - e super, mega importante! Uma boa máquina fotográfica, ou... se tem mesmo que ser com telemóvel (ou tablet), um que seja de última geração. Se não tem, se não pode comprar, peça a máquina emprestada ao vizinho, ao tio, ao pai, à amiga, ao colega...  há sempre solução para quem quer fazer bem. Se não tem amigos, ou vizinhos  a quem pedir está na hora de começar a fazê-los...

Na segunda foto, até se consegue ver a
trama do tecido. Foto com zoom macro.

Ponto 2 - EVITAR A TREMEDEIRA. As máquinas fotográficas têm hoje em dia, um sistema inteligente anti mãos que tremem por todos os lados, que se chama ESTABILIZADOR. Ou seja um sistema, que mesmo que você trema um bocadinho, vai estabilizar a imagem, mostrando-a como veio ao mundo; o objecto na foto, claro!  Eu uso uma Lumix TZ10. Já foi topo de gama, no seu tempo, mas uma máquina até 150 eur faz possivelmente um bom trabalho. Sou super fã das Lumix, pela sua lente Leica, zoom fantástico, possibilidade de programação manual etc. Mas penso que qualquer máquina das actuais faz um bom serviço.  

Aproximação aos itens correcta, mas
desfocada. Tanto trabalho para nada....
Ponto 3 - FOCAGEM. A focagem é uma coisa MUUUUUUIIIIITTTTOOOOO simples. Basta ter paciência. As máquinas fotográficas actuais (até mesmo os telemóveis bons) têm focagem automática, mas nem todos a sabem usar. Como fazer? Aperte o botão de fotografar ligeiramente (ligeiramente, quero eu dizer, sem ser até ao fim), vai ver a imagem a focar. Se necessário repita a focagem. Quando sentir (ver) que a imagem está focada, aí é que vai premir o botão da máquina até ao fim. PS. Tente não mover a máquina nesse momento. Fique firme. (firme e hirto.... lol). No caso dos telemóveis, há os que focam automaticamente, e há os que é necessário clicar no ecrã no quadrado que aí aparece, para dizer ao telemóvel o que há de focar, e só depois se pode tirar a foto.
Também pode usar um tripé, mas isso irá limitar a forma como fotografa as perspetivas do objecto. Eu nunca uso. Repito a foto tantas vezes quanto as necessárias até ficar boa (tem dias que tremo mais que outros)

Uma pequena deslocação da frente da luz, e a informação transmitida pela foto, muda imediatamente...
A diferença que um pouco de luz faz...
Ponto 4 - LUZ!!!!!!!!!! MUITA LUZZZZZZ. Tire as fotos durante o dia. A luz do dia é a melhor para as fotos, e evita tantos reflexos. Este ponto é algo complexo. Também pode tirar as fotos com luz artificial, e eu faço-o regularmente com o meu sistema mini-estúdio candeeiro, que vou explicar mais à frente. A questão da lâmpada, é que provoca muito mais reflexos, e a luz não é tão abrangente. 


Ponto 5 - FLASH - Usar o flash da máquina na ausencia de luz, pode ser muito prático, mas dá quase sempre maus resultados. Primeiro, que quase sempre o reflexo do flash vai ficar numa zona do item fotografado, desfocando essa zona, e por vezes tornando-o ilegível (acontece muito em fotos a livros, espelhos, objectos com vidro, como os quadros). Segundo... Não existe segundo. O Flash é para evitar a todo o custo. Na sua ausencia, use um candeeiro apontado para longe do objecto ou para cima. Noutro artigo irei mostra-lhe como.



Ponto 6 - LOCALIZAÇÃO. Esta quase nem tem argumento... Tem que ser com fundo e base (chão ou mesa) brancos e lisos. Sempre. Nem vermelho, nem azul, nem amarelo às pintinhas, e muito menos com padrões tigresa. E claro, a cama é para dormir, não é para tirar fotografias em cima da colcha enrugada que a avó lhe deu. Os tapetes são para limpar os pés, e a toalha de mesa é para comer, e as mesas e secretárias castanhas não são brancas. Para alguns objectos, e muito raramente, pode ser em fundo preto, no caso de objectos brancos ou vidro. E evitar objectos à volta do que está a fotografar, que possam distrair o interlocutor. Explicarei noutra publicação como o fazer. E sim, uma camisola azul, com um fundo azul é perfeito....


Sabemos que é em segunda mão... mas! Não precisa ser tão evidente que não é novo!
Não precisa ser tão evidente
que não é novo!
 Ponto 7 - LIMPE O PÓ. Sim, o pó, a sujidade vê-se! Isto é, vê-se no caso de estar a tirar uma foto focada e sem tremuras (acho que há pessoas que devem fazer de propósito). Limpe o objecto antes de tirar a foto... ou vai envia-lo sujinho assim? 




Ponto 8 - RESOLUÇÃO. O que é isso? Uma foto de baixa resolução é praticamente equivalente a uma foto desfocada. É uma foto em que os pixeis (os mini-quadradinhos de cor que compõem a foto) são muito grandes, mostrando por isso muito menos detalhes do objecto fotografado. são aquelas fotos que até não estão mal, quando vistas em tamanho pequeno, mas quando se faz zoom, perde-se tudo. Uma foto de baixa resolução é uma foto com menos de 1MB. Para mim, o ideal são fotos com 3MB. Mais do que isso é desnecessário: demasiado pesadas para a Internet, e também para estar a guardar no seu computador (enquanto não se separa do seu item). Tenha a atenção que se publica em sites como o OLX, e envia uma foto com baixa resolução, o OLX corta a resolução da sua foto para menos de 0,001Mb, tornando a sua foto ininteligível. Aqui a recomendação é que tire fotos entre 2MB e 3 MB de resolução.

Ponto 9 - Use a funcionalidade MACRO da sua máquina fotográfica. Aproxime-se do objecto focado. Encha a foto com ele, e evite fotografá-lo muito longe, diminuindo assim a quantidade de detalhes (informação) que transmite com a própria foto.

Evite fotos desconcertantes...
E gire a foto antes de publicar



Ponto 10 - ENQUADRAMENTO - centre o objecto na foto (sim, isto já é uma tendencia natural, excepto se está a usar um telemovel), e endireite o objecto, ou a máquina fotográfica em relação ao objecto. Sempre que possível as fotos em formato Landscape ou Paisagem. Ou seja, tire as fotos na posição natural da máquina, e nunca na vertical. Isto porque a apresentação das fotos on line, em todos os sites tais como Olx, Facebook, está configurada para este formato. Fotografe em perspectiva, de forma a que se consigam ver todas as dimensões do objecto e este não pareça plano.





Foto que define a palavra confusão
eu não compraria isto!
Ponto 11 - COMPOSIÇÃO - Evite colocar demasiados objectos na foto, principalmente se forem de categorias diferentes. Fotografe-os um a um, ou por conjuntos pequenos. Demasiados itens na foto, obrigam-no a afastar-se para os enquadrar todos, perdendo-se informação e detalhes sobre os itens fotografados. Coloca-los a monte, também torna os itens desinteressantes. Organize-os de forma geométrica, em filas por exemplo.
Brilho do flash na foto.  Destaco o pormenor das mãos  em cima do item, mostrando  as suas reais dimensões.
Dedos em cima do item,
ilustrando as suas reais
dimensões.

Em se tratando de objectos muito pequenos, coloque um objecto de dimensões conhecidas tais como uma moeda, ou a tampa de uma caneta, para dar ideia da real dimensão do objecto. Segura-lo com a mão também dá ideia das suas reais dimensões. Em vez de colocar os objectos deitados em cima da mesa, fotografe-os na vertical, encostados à parede (mais dicas sobre este assunto, numa publicação futura)



 
Programa MS Picture Manager com
antes e depois da função Enhance Color
Ponto 12  - "FOTOCHOPE" as fotos. Não é preciso ser nenhum génio do Photoshop, nem transformá-las tanto que fiquem perfeitas, ou sequer usar o próprio Photoshop. Basta usar um programa maravilha que se chama do Microsoft Office 2010, que infelizmente já não vem instalado por defeito com o office, mas que ainda da para descarregar gratuitamente: Microsoft Picture Manager. Sim, há outros, mas este é o meu favorito pela sua simplicidade. Basicamente uso apenas três funcionalidades deste programa: o Enhance Color, e o Crop (cortar) e Rodar.

A primeira funcionalidade, permite branquear ainda mais o fundo da foto, e assim destacar mais detalhes no objecto (tornado-o ligeiramente mais claro). A segunda, permite cortar itens indesejados na foto (às vezes a fitinha da minha maquina teima em cair na foto). Explicarei noutra publicação como o fazer (já que esta está a ficar muito grande). A funcionalidade de rodar foto, uso neste programa, porque noutros visualizadores de fotos do windows, giram a foto, mas não fica gravado no ficheiro (apesar de se continuar a ver foto na horizontal no windows), ao contrário do que acontece com esta funcionalidade neste programa. Sim, o windows tem uma nova mania doentia de colocar todas as nossas fotos em formato landscape. Até mesmo aquelas que não são. E por mais que se rodem, parecem o zé sempre pé (mas deitado)....

Em alternativa pode usar o programa Photos (Windows 8/10), funcionalidade Editar, e os filtros, ou qualquer outra coisa que faça o mesmo que o Enhance Color, mas que, na minha opinião dá mais trabalho. Já agora se souber como isso se faz (que eu enquanto tiver o meu querido Microsoft Office Picture Manager, não me vou dar ao trabalho de o descobrir) deixe aqui a explicação nos comentários. No entanto o programa Photos, é muito bom para endireitar fotos com a funcionalidade Straighten line.


Ponto 13 - CREDIBILIDADE. 



A foto do teclado, ilustra um item que me foi enviado.... não resisto à denuncia...
Por exemplo, assim
a) Um anuncio na Internet é tanto mais credível quando o número de fotos (de detalhes) que tiver. Tire fotos de diferentes perspetivas do objecto. Tire uma foto de macro que transmita claramente de que tipo de material é feito (apropriado para roupa, por exemplo) algo que presencialmente testamos com as mãos, na Net só é possível fazer com a foto de macro e descrição do objecto. 


Conclusão: As fotos são um meio de comunicação tão ou mais eficiente do que as palavras. Na Internet, é um dos principais veículos de comunicação. É mais que válida a máxima uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, todo o cuidado e atenção que dedicar com as fotos que tira antes de as publicar num anuncio, vai poupar-lhe palavras, e perguntas desnecessárias do eventual comprador. Uma boa foto, transmite credibilidade ao seu anúncio e ao próprio anunciante.

Nota. Nem todas as fotos usadas como exemplos não são da minha autoria. Mas quis usar exemplos reais, em vez de os estar a fabricar. Espero que os respectivos autores não se importem, as considerem como exemplos de crítica construtiva. Agradeço a vossa permissão.


Agradeço à Cristina Alves que graças ao nosso encontro e à nossa conversa, me relembrou o quão importante é partilhar as minhas ideias sobre este tema que me apaixona que é Destralhar.

E esta publicação relembrou-me que se demora muito tempo só para a escrever.... auch.... E que ainda vou acrescentar umas coisinhas....

Filosofia: Uma imagem vale por mil palavras.
DicasAqui a dica, é tirar boas fotos para aumentar a credibilidade.
 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Recommendations by Engageya