Se é uma pessoa como eu, que não concebe a ideia de destralhar sem reutilizar, sem deitar no lixo, mas simultaneamente sem deixar de ficar com os objectos, e ainda quer ganhar alguma coisa com o destralhe, sabe que vai ter muito trabalho à sua frente.... Ah... mas nada se faz sem trabalho, certo?
E um dos trabalhos, é tirar fotos aos seus objectos. Esta é uma publicação que há muito queria fazer, e aproveito hoje, que estou numa de fotos para explicar o meu processo. Acrescento que estas são dicas para amadores como eu, que apesar de tudo, gostam de fazer as coisas o melhor possível.
Mas faço aqui um parêntesis, para dizer que me chateia solenemente, ver tanta foto no olx, no troca-se, e outros sites de venda com as seguintes características:
- Desfocadas - argh! às vezes nem se percebe o que é
- Tremidas - na prática, é o mesmo que desfocadas
- Muito pequenas, com baixa resolução - ou seja... muito espaço vazio, e o objecto bem lá no fuuuuunnnnndo, ou o tamanho da foto é tão pequeno, que só se vê bem no smartphone....
- Sem alusão aos detalhes - aborrece-me particularmente nas fotos de roupa, onde quase nunca há uma foto em macro, para poder se perceber que tipo de tecido é, e acrescento que ninguém se preoucupa em sequer fazer alusão ao tipo de tecido
- Escuras - sabe há quanto tempo foi criada a energia elétrica??? Sabe que as máquinas fotográficas têm flash?
- Tiradas com telemóveis mixurucas - sim... a desculpa é que só têm o telemóvel para tirar fotos... então, se só têm isso, não tire fotos!!!!
- Fotos roubadas de outros sites - pode fazê-lo, mas isso vai minar a credibilidade do seu anuncio
A isto tudo eu chamo desleixe... além disso, quem tira fotos destas, não está preocupado com o tempo que se perde a olhar e a tentar perceber o conteúdo destas fotos, mas sim com o seu próprio tempo...
Ok... depois deste desabafo, que serve para ilustrar o que NÃO se deve fazer, aqui vão os meus truques e dicas para fotos boas, eficientes, que fazem qualquer comprador salivar pelo seu produto... Ok... exagerei... que no mínimo fazem o interlocutor prestar atenção, e querer ver e saber mais detalhes sobre o que está a vender.
Ponto 1 - e super, mega importante! Uma boa máquina fotográfica, ou... se tem mesmo que ser com telemóvel (ou tablet), um que seja de última geração. Se não tem, se não pode comprar, peça a máquina emprestada ao vizinho, ao tio, ao pai, à amiga, ao colega... há sempre solução para quem quer fazer bem. Se não tem amigos, ou vizinhos a quem pedir está na hora de começar a fazê-los...
Na segunda foto, até se consegue ver a trama do tecido. Foto com zoom macro. |
Aproximação aos itens correcta, mas desfocada. Tanto trabalho para nada.... |
Também pode usar um tripé, mas isso irá limitar a forma como fotografa as perspetivas do objecto. Eu nunca uso. Repito a foto tantas vezes quanto as necessárias até ficar boa (tem dias que tremo mais que outros)
A diferença que um pouco de luz faz... |
Ponto 5 - FLASH - Usar o flash da máquina na ausencia de luz, pode ser muito prático, mas dá quase sempre maus resultados. Primeiro, que quase sempre o reflexo do flash vai ficar numa zona do item fotografado, desfocando essa zona, e por vezes tornando-o ilegível (acontece muito em fotos a livros, espelhos, objectos com vidro, como os quadros). Segundo... Não existe segundo. O Flash é para evitar a todo o custo. Na sua ausencia, use um candeeiro apontado para longe do objecto ou para cima. Noutro artigo irei mostra-lhe como.
Ponto 6 - LOCALIZAÇÃO. Esta quase nem tem argumento... Tem que ser com fundo e base (chão ou mesa) brancos e lisos. Sempre. Nem vermelho, nem azul, nem amarelo às pintinhas, e muito menos com padrões tigresa. E claro, a cama é para dormir, não é para tirar fotografias em cima da colcha enrugada que a avó lhe deu. Os tapetes são para limpar os pés, e a toalha de mesa é para comer, e as mesas e secretárias castanhas não são brancas. Para alguns objectos, e muito raramente, pode ser em fundo preto, no caso de objectos brancos ou vidro. E evitar objectos à volta do que está a fotografar, que possam distrair o interlocutor. Explicarei noutra publicação como o fazer. E sim, uma camisola azul, com um fundo azul é perfeito....
Não precisa ser tão evidente que não é novo! |
Ponto 8 - RESOLUÇÃO. O que é isso? Uma foto de baixa resolução é praticamente equivalente a uma foto desfocada. É uma foto em que os pixeis (os mini-quadradinhos de cor que compõem a foto) são muito grandes, mostrando por isso muito menos detalhes do objecto fotografado. são aquelas fotos que até não estão mal, quando vistas em tamanho pequeno, mas quando se faz zoom, perde-se tudo. Uma foto de baixa resolução é uma foto com menos de 1MB. Para mim, o ideal são fotos com 3MB. Mais do que isso é desnecessário: demasiado pesadas para a Internet, e também para estar a guardar no seu computador (enquanto não se separa do seu item). Tenha a atenção que se publica em sites como o OLX, e envia uma foto com baixa resolução, o OLX corta a resolução da sua foto para menos de 0,001Mb, tornando a sua foto ininteligível. Aqui a recomendação é que tire fotos entre 2MB e 3 MB de resolução.
Ponto 9 - Use a funcionalidade MACRO da sua máquina fotográfica. Aproxime-se do objecto focado. Encha a foto com ele, e evite fotografá-lo muito longe, diminuindo assim a quantidade de detalhes (informação) que transmite com a própria foto.
Evite fotos desconcertantes... E gire a foto antes de publicar |
eu não compraria isto! |
Dedos em cima do item, ilustrando as suas reais dimensões. |
Programa MS Picture Manager com antes e depois da função Enhance Color |
A primeira funcionalidade, permite branquear ainda mais o fundo da foto, e assim destacar mais detalhes no objecto (tornado-o ligeiramente mais claro). A segunda, permite cortar itens indesejados na foto (às vezes a fitinha da minha maquina teima em cair na foto). Explicarei noutra publicação como o fazer (já que esta está a ficar muito grande). A funcionalidade de rodar foto, uso neste programa, porque noutros visualizadores de fotos do windows, giram a foto, mas não fica gravado no ficheiro (apesar de se continuar a ver foto na horizontal no windows), ao contrário do que acontece com esta funcionalidade neste programa. Sim, o windows tem uma nova mania doentia de colocar todas as nossas fotos em formato landscape. Até mesmo aquelas que não são. E por mais que se rodem, parecem o zé sempre pé (mas deitado)....
Em alternativa pode usar o programa Photos (Windows 8/10), funcionalidade Editar, e os filtros, ou qualquer outra coisa que faça o mesmo que o Enhance Color, mas que, na minha opinião dá mais trabalho. Já agora se souber como isso se faz (que eu enquanto tiver o meu querido Microsoft Office Picture Manager, não me vou dar ao trabalho de o descobrir) deixe aqui a explicação nos comentários. No entanto o programa Photos, é muito bom para endireitar fotos com a funcionalidade Straighten line.
Ponto 13 - CREDIBILIDADE.
Por exemplo, assim |
Conclusão: As fotos são um meio de comunicação tão ou mais eficiente do que as palavras. Na Internet, é um dos principais veículos de comunicação. É mais que válida a máxima uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso, todo o cuidado e atenção que dedicar com as fotos que tira antes de as publicar num anuncio, vai poupar-lhe palavras, e perguntas desnecessárias do eventual comprador. Uma boa foto, transmite credibilidade ao seu anúncio e ao próprio anunciante.
Nota. Nem todas as fotos usadas como exemplos não são da minha autoria. Mas quis usar exemplos reais, em vez de os estar a fabricar. Espero que os respectivos autores não se importem, as considerem como exemplos de crítica construtiva. Agradeço a vossa permissão.
Agradeço à Cristina Alves que graças ao nosso encontro e à nossa conversa, me relembrou o quão importante é partilhar as minhas ideias sobre este tema que me apaixona que é Destralhar.
E esta publicação relembrou-me que se demora muito tempo só para a escrever.... auch.... E que ainda vou acrescentar umas coisinhas....
Filosofia: Uma imagem vale por mil palavras.
Dicas: Aqui a dica, é tirar boas fotos para aumentar a credibilidade.
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