Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Poupar nos envios com Correio Verde

Penso que já tinha escrito em tempos, que era praticamente impossível fazer com que um objecto que pesasse mais de 100gr, coubesse numa embalagem de correio verde que justificasse poupança suficiente face ao envio entre 100 e 500gr dos correios que nesta data é de 1,40eur. Mas! E não é que descobri, que conseguia poupar 40 cêntimos nalguns envios? E como? Usando os envelopes de correio verde simples, não almofadados de tamanho S (o equivalente a um tamanho A5).  Para este sistema, também pode ser usados em certas circunstâncias os envelopes de tamanho XS correio verde. Para quem não sabe, nos envelopes de Correio Verde em Portugal não é preciso pesar o conteúdo.
A primeira vez que os usei foi para enviar CDs. No entanto, colocar um CD num envelope destes, sem correr o risco de danos, quer seja envelope rasgado, ou cd partido requer um simples truque que passo aqui a explicar com imagens. 
Sabia que se os CTT detectarem um envelope rasgado, retêm o envelope, e selam o envelope com um saco plástico, e só depois o enviam? Ou seja, demora mais tempo a chegar ao destinatário? 
Ressalvo ainda, que os CDs, ultrapassam o escalão dos CTT das 100gr, por uma mísera dezena.
Este truque pode ser também aplicado a cabos elétricos, imans, e todo o tipo de objectos que tenham um volume pequeno, ou pouca altura... até 2cm aproximadamente. 
Já li num outro blog que um utilizador costumava reforçar os envelopes a toda a volta com fita cola para que não se rasgassem. Para evitar que fossem rejeitados nos correios, entregava-os directamente no marco do correio. Acontece, que neste caso corre-se o risco de devolução. Além de que é completamente contra as normas dos correios. Eu nesse tipo de truques não faço, nem recomendo. 

Como fazer: PAP/DIY
1º - Material necessário:
       a) Caixa de cartão de supermercado das cereais por exemplo, as de 300grs, são ótimas. 
        b) Tesoura ou estilete (X-Acto)
        c) Fita cola larga
        d) Envelope A5 correio verde.
2º - Corte as extremidades da caixa, de forma a que a sua largura caiba dentro do envelope
3º - Posicione o objecto(s) (CD, etc) a enviar perto de um dos vincos centrais da caixa, e calcule quanto é que pode cortar da caixa em comprimento (altura).Se for uma caixa semelhante às da imagem, corte pelos vincos.
4º - Dobre o cartão à volta do objecto, verifique se cabe dentro do envelope e faça os ajustes necessários cortando o excedente. 
5º - Coloque o objecto dentro do cartão, e sele o cartão a toda a volta do objecto com a fita cola larga. Se necessário embrulhe o objecto em plásticos de bolhas antes de selar o cartão.
Tenha o cuidado de fazer com que as extremidades seladas do cartão fiquem como na imagem, mais achatadas que o conteúdo. 
6º - Coloque o envelope de cartão que acabou de fazer dentro do envelope correio verde, e voilá! Acabou de poupar 40cents num selo!!! Faça contas à poupança que isso representa em muitos envios...

Se gostou da dica, partilhe com os seus amigos. Se tem ideias para embrulhar coisas para enviar pelo correio, partilhe nos comentários! Ou coloque as suas dúvidas, caso eu não tenha sido suficientemente clara.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Recommendations by Engageya