Pesquisar neste blogue

terça-feira, 8 de setembro de 2015

"Pequenos detalhes fazem a diferença"

Como exemplo, a mesa após uma varredura da técnica
"Pequenos detalhes fazem a diferença".
Quando a minha casa está em formato de caos - e acredita... acontece mais vezes do que aquelas que desejo ver - respiro fundo e uso a máxima "Pequenos detalhes fazem a diferença".

Isto porque quando está em formato de caos, não tem mesmo ponta por onde se lhe pegue.... são papeis no chão, sacos no meio do caminho, mais papelada no móvel, na secretária, sacos das compras, malas de viagem, malas do dia a dia, tralhas e mais tralhas.... como é que isto chegou a este ponto???? É simples.... acontece frequentemente quando chego de viagem de algum lugar, despejo as tralhas do carro para casa, e estou demasiado fatigada durante um ou dois dias para colocar tudo imediatamente no lugar.... E para mim... fadiga é rei. Manda em mim, como um General...

Chego a conseguir ignorar esta confusão até uma semana..... mas depois.... para tomar coragem para arrumar lembro-me: "Pequenos detalhes fazem a diferença".
E começo, peça a peça a leva-la para o seu lugar. Uma a uma... e sempre que me apetece desistir, e vir para o computador e ignorar toda a confusão.... de novo o pensamento.... "Pequenos detalhes fazem a diferença".

 E pouco a pouco... começo a ver um móvel desimpedido, já consigo passar pelo corredor, sem ter que saltar entre sacos, ou pelo menos já arrumei o suficiente para me sentir um pouco melhor.
 Esta máxima resulta muito bem para a cozinha. A cozinha para mim, é o meu "tem mesmo que ser, mas não quero!" de estimação. ADORO ter o balcão da cozinha a zero... ou seja, praticamente sem nada em cima... o que... numa cozinha.... não é fácil.... E de novo, respiro fundo...  e penso... "Pequenos detalhes fazem a diferença", e um a um, começo a colocar os mil um frasquinhos de especiarias, taças, tacinhas, copos, canecas, tachos e sacos vazios que despejei sem me apetecer dobrar logo a seguir, a voltarem ao seu local.

Idealmente começo por secções, primeiro a mesa, depois o chão, depois a secretária...etc.... Bem.... esta é sempre a minha intenção. Mas como me disperso muito facilmente, acabo pegando objectos provenientes de locais diferentes, pensando que cada objecto conta como mais um detalhe (arrumado) que fez a diferença. Na verdade não importa qual ordem de arrumação, qual a técnica desde que resulte! 

A minha cozinha após uma varredura
"Pequenos detalhes fazem a diferença"
deixo ao critério da tua imaginação o caótico "antes"
Na cozinha, nem sempre coloco tudo tudo no seu lugar.... É habitual haver sempre loiça por lavar, pois é uma tarefa que vou fazendo às vezes só para desanuviar do computador, ou como desculpa para lavar as mãos..... Qualquer outra dona casa, lava a loiça toda de uma vez.... mas eu... não sou uma dona de casa... ai... se eu pudesse ter alguém para cozinhar para mim e arrumar a cozinha, seria tão bom!!!! Devia ter nascido princesa.... bolas!

Existe ainda mais um aspecto que me lembro, em que  "Pequenos detalhes fazem a diferença" É na roupa. Quer seja roupa suja (espalhada pela casa?), que isso é fácil, é só levar para o cesto da roupa suja, ou para a máquina, ou para a roupa lavada.... Aí... confesso. Não tenho a mínima paciência para passar 3 horas a ferro..... por isso, monto o estaminé (ou seja, a tábua de passar a ferro que me fica a estorvar o espaço (escritório - casa pequena) até que termine), e divido a tarefa em períodos de 30 minutos todos os dias até terminar. Não creio que isto funcione muito bem para uma pessoa com família, mas para mim, que só faço uma a duas máquinas de roupa por mês dá perfeitamente. Quando é que fico rica, para pagar a alguém que o faça por mim? Ai.....

Na verdade, "Pequenos detalhes fazem a diferença" em tudo na vida. Quando fazes um agradecimento, quando te lembras de uma data especial, quando num relatório decides colocar uma ou duas imagens perfeitamente desnecessárias, para ilustrar um exemplo, quando dás um erro ortográfico (também faz a diferença), quando dás a devida atenção a um cliente apenas por o olhar nos olhos, e o ajudas a levar as compras para o carro, entre uma foto tremida e uma foto bem focada e luminosa publicada num site de vendas ou quando publico neste blog semanalmente em vez de ter meses de interregno... (sorry!...).... São estas pequenas coisas que fazem a diferença entre o bom e o medíocre, o bom e o especial (aplicado por exemplo a serviços),

Por isso, esta publicação é para preguiçosas sem preguiça e cansadas como eu. Espero ter inspirado, ou feito sorrir.... 
Note: arrumar, não é destralhar... mas ajuda muito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Recommendations by Engageya