Pesquisar neste blogue

domingo, 19 de abril de 2015

Como viver sem uma divisão chamada despensa

Despenseiro com cestos de extraíveis
e outro com espaço para vassouras
Foto do meu 1º apartamento -
o espaço de arrumação sobrava....

Desde que tenho casa própria que me habituei a viver sem despensa. Devo dizer, que se ao principio me pareceu que ia fazer muita falta, o facto é que é muito mais fácil viver com um pequeno armário de 40 cm de largura, e várias prateleiras como despenseiro. 

Já vi muitas despensas, e pelo facto de serem locais apertados, são propensos a muita desordem e acumulação. Não ter uma despensa, facilita na hora de optar por ter menos coisas.  



Pode perguntar-se onde guardo aspiradores, tábua de passar a ferro, vassoura, esfregonas???? 
Habituei-me também a encaixa-los habilmente entre paredes e móveis! Discretamente encapsulados, e sem estorvar. 

Para despenseiro actual, estou a usar uma estante BILLY com porta. Uma vantagem desta estante, é que as prateleiras são ajustáveis à altura que necessito. 

Adicionei 3 mini-prateleiras exteriores que uso para expor os meus livros de culinária, e o meu saco de guardanapos, mas penso que quando destralhar os livros de culinária, posso usa-las para colocar especiarias, ou frascos com conteúdos alimentares... logo se verá. 


Optei por não encostar o móvel à parede. Entre o móvel e a parede, fixei com cola-prego suportes 3 suportes de vassoura - um no móvel, outro na parede e outro no fundo, e 2 mini-cabides em baixo (para a pá e mini-vassoura que tenho). Consigo assim colocar o cabo da esfregona, a vassoura e a mopa. Em baixo uma pá e vassoura IKEA, e uma pequena vassoura. 

E onde guardo o balde da esfregona? No armário do lavatório do WC, com a esfregona lá dentro (já que o cabo, fica desencaixado no espaço antes referido). Tive o cuidado de adquirir um balde que encaixasse exactamente na altura da prateleira inferior do armário do WC. Se não tem espaço no armário do WC, ou noutro armário, ou tem tralha a mais, ou pode ter que reorganizar os seus armários.

Outros dois itens muito habituais numa despensa, são o aspirador e o ferro de engomar. 

Pelo pouco/ou nenhum uso que dou ao aspirador optei por um aspirador portátil. Mesmo que tivesse um grande, a opção seria a mesma. Matenho as caixas originais do ferro de engomar e do aspirador para os arrumar.

Porquê???? Porque é muito mais fácil arrumar uma forma quadrada, e aproveitar o espaço em qualquer armário desta forma, do que nos sujeitarmos às formas irregulares do ferro de engomar ou do aspirador.

Desta forma, posso ter o aspirador e o ferro dentro de qualquer armário da casa. Quer seja um armário na cozinha, ou no quarto. No meu caso, a opção escolhida foi o guarda-fatos. 

Escadote encapsulado
num espaço "morto"
Finalmente a tábua de engomar. Está também discretamente encaixada entre o meu guarda-fatos e uma parede. Caso eu não tivesse aquele escadote grande, seria entre o frigorífico e a parede que estaria a tábua de engomar. 

Por norma, passo a ferro sempre no escritório (onde está o guarda-fatos), pelo que a tábua e o ferro se encontram guardados aí - claro - entre o meu guarda-roupa IKEA PAX e a parede.

Faltou mencionar alguma das tralhas que se guardam na despensa? Os detergentes? Já sugeri um local aqui neste blog. 

E onde guardar os sacos? A minha sugestão é que comece a reutilizar um ou dois sacos e se livre do resto... Mas um dia destes mostro como/onde...

Organizar: O facto de não ter a divisão "despensa" pode ser uma vantagem, pois "obriga" a pensar bem no que se tem e a organizar melhor os espaços
Minimalismo: mais uma vez, ter menos espaço, facilita imenso para decidir quantas coisas se tem, "obrigando" a ter menos... E neste caso... menos é MAIS (espaço)
Filosofia: Menos é mais
Dicas: 1. Encaixe vassouras, mopas e esfregonas, tábua de engomar no espaços "mortos" e apertados da sua casa.
2. Mantenha objectos de forma irregular dentro das suas caixas orginais. Um objecto retangular, é mais fácil de encaixar em armários e permite mais arrumação.
Ikea Hacking: transformar uma estante BILLY, habitualmente usada apenas para livros num despenseiro de cozinha



Sem comentários:

Enviar um comentário

Recommendations by Engageya