Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Destralhar rapidamente, ou recuperar o investimento?

Quando falamos de destralhar, maior parte das vezes já estamos a falar de algo em 2ª mão. Nem que tenha estado um só dia na sua casa, sem ser desembrulhado, já é em 2ª mão.

Por isso, se pensa que pode vender pelo mesmo valor que adquiriu, esqueça! A não ser que tenha comprado o último iphone da loja, ou o último bilhete para ver o Tony Carreira, um quadro de Picasso, ou uma verdadeira antiguidade e raridade (mas essa não deve ter acabado de comprar na loja - não é a esse tipo de artigos que me refiro)... Não vai conseguir arrecadar mais dinheiro do que aquele que gastou...

  • Se se quer ver livre do seu artigo, rápido, mas mesmo rapidamente - deite no lixo...
  • Se quer ver-se livre do seu artigo, mas ser útil à sociedade faça uma doação solidária - doe a uma instituição que precise - Demora algum tempo - aquele que vai despender a procurar que queira o que tem para doar, mais o tempo da deslocação para levar o artigo. 
  • Se se quer ver livre do seu artigo num ou dois dias, e ainda ver algum dinheiro de volta.... anuncie no OLX ou Custo Justo ou outro semelhante a um preço absurdamente estúpido - ou seja - uma pechincha! Ninguém resiste a uma pechincha..... 

Outro dia, esta @rte (in)sana sem noção anunciou aquela caixinha Vista Alegre no OLX por uns míseros 5 euros... Ora... é insana... porque me esqueci de fazer a prospecção no próprio OLX de quanto valem aproximadamente as tralhas Vista Alegre...

Deviam ter visto a minha caixa de email... pareciam 7 cães a um osso!!! E pensei para mim... eh! láaaa... Acho que me enganei em qualquer coisa....

Decidi corrigir o preço para 12 euros, e despachar os compradores de 5 euros... Ora... imaginem que nem mais um pio sobre a caixinha... nada... népias... zip! Só uma mísera oferta de 7 euros (as ofertas de valores inferiores sem contra-partidas ou justificações chateiam-me)  à qual respondi: "caro senhor, tendo em conta que é um artigo novo, em excelentes condições, dentro ainda da caixa original, e está à venda por menos de 50% do valor de loja, penso que o valor anunciado é bastante vantajoso para si."

Nem mais um pio de resposta...

Voltando à venda...  Uma pechincha é no mínimo um terço do valor de mercado. Uma verdadeira pechincha é um quarto do valor de mercado ou menos. E uma borla é colocar à venda por 1 euro....  (depende do artigo, claro...)


Se não tem pressa de despachar o artigo, tem que ter paciência.... Paciência para que apareça a pessoa certa, a pessoa que procura exactamente o que tem para vender. Neste caso recomendo que o valor apresentado seja 60% do valor de mercado, ou 50%. Depende muito de que ordem de valores estamos a falar. 60% para um produto de 5 euros não é grande coisa.... este ficará apenas por 3 euros... se o valor dos portes for de 1,50... a quem compra mais vale ir à loja original, e adquirir novo.
Terá que ponderar sempre, quanto é que vai ficar ao cliente final, se acrescentar os portes? Se o valor final ficar próximo do valor de loja, terá que baixar mais o preço. Claro que isto só acontece em objectos de valor baixo, ou de peso muito grande (os portes são mais caros nesta situação).
Conte também que o valor da deslocação para ir buscar ou levar o item também conta: ou para si, se decidir entrega-lo - pode então valer-se disso para não baixar o preço, ou para o comprador quando o vai buscar - pode ser mais fácil por vezes ir buscar à loja que à sua casa, e aí terá que baixar mais o preço para convencer o comprador a preferi-lo a si, do que à loja. 

Ao colocar um valor no seu objecto, conte também com a sua raridade. Se o item é muito comum e fácil de encontrar o valor desce. Se é um produto descontinuado e está em perfeito estado de conservação e com uma alta procura, até vale a pena coloca-lo a um preço superior ao que comprou. Mas não exagere... Já encontrei um móvel de TV Laiva (descontinuado do IKEA) que se adquiria no IKEA por 20 euros, e que vi à venda no OLX por 80 euros.... E desculpem lá... não há descontinuado, nem qualidade de móvel que seja IKEA que suporte um aumento de 400%!!!!

Mas prepare-se para esperar e ter paciência. Se pretende reaver algum dinheiro. Artigos mais caros e de maiores dimensões demoram mais tempo a sair, mas saem. Vendi um sofá IKEA descontinuado, e de modelo raro (era estilo cambalhota), por um valor superior ao de compra - 165 eur - mas tive que esperar... meses... Enquanto não era vendido, continuava na sala, em nada me atrapalhava.
Recebi propostas de valor inferior e recusei - sabia o que tinha - raro, difícil de achar (até no IKEA na altura foi um custo para achar em stock), e vali-me disso.

Substitui o sofá por dois colchonetes de praia no valor de 20 euros.... Senti-me muito mais leve, e a sala ficou mais fácil de limpar....  mas esta é outra história....

Como destralhar: se for através de venda, pondere o que mais quer ganhar: espaço ou dinheiro?
Dica: se destralhar um artigo em segunda mão através de venda, defina o preço em função da raridade do item, da sua procura, e do preço de artigos idênticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Recommendations by Engageya